top of page

Quando a tecnologia pedala junto

REDAÇÃO PEDALAR

O avanço da tecnologia tem se mostrado imparável no decorrer dos anos. O acesso a ela também cresce cada vez mais, junto com a sua distribuição na sociedade, criando assim um ambiente de maior facilitações para os cidadãos. No universo do ciclismo não é diferente e é nesse cenário que surge o Biciflow, um aplicativo gratuito que busca integrar pessoas que circulam de bicicleta pela Região Metropolitana do Recife e desejam se deslocar com mais segurança e informação.

A ferramenta, disponível apenas na versão Android, foi desenvolvida por um grupo de estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e consiste em ajudar ciclistas a encontrar companhias para seus percursos. Os idealizadores, que também rodam de bike pela cidade, concluíram que pedalar em grupo proporciona mais segurança, já que um pode apoiar o outro em casos de acidentes ou desrespeito no trânsito, situações comuns em suas rotinas. 

Os recursos do app vão além da troca de comentários entre ciclistas. Ele oferece também uma diversidade de rotas que facilita o trajeto dos ciclistas. Para começar a usar o serviço, o usuário faz seu cadastro, utilizando uma de suas redes sociais, e, a partir disso, já visualiza as rotas traçadas por outros companheiros, os horários em que grupos estarão pedalando, as distâncias entre o ponto de partida e destino final. Por questões de privacidade, os ciclistas têm a opção de desabilitar o compartilhamento de localização em tempo real. 

Muito abertos às sugestões dos usuários, os estudantes ainda pretendem fazer adaptações no Biciflow para aumentar sua funcionalidade. Uma das pautas para o futuro é, inclusive, criar rotas segmentadas para o público feminino, na qual o passeio compartilhado será apenas de mulheres.

O fato de a ferramenta ter sido desenvolvida por pessoas que sentem na pele os desafios diários do ciclista pernambucano, torna ainda mais perceptível a necessidade de criar novas soluções e de denunciar a falta de estrutura do RMR. A iniciativa dos estudantes mostra-se um amadurecimento tanto no exercício da cidadania quanto no bom uso e aproveitamento da tecnologia.

bottom of page